top of page
Guapiaçu IV_PRINCIPAL VERTICAL_cmyk.png

PROJETO GUAPIAÇU 

O Projeto Guapiaçu, patrocinado pela Petrobras, teve sua primeira fase entre julho de 2013 e janeiro de 2016. Ao longo dos anos foram conquistados diversos resultados positivos que possibilitaram mais duas vezes do projeto em anos posteriores. Uma das principais áreas de atuação do projeto é a restauração de áreas degradas da Mata Atlântica. Ao todo o projeto já restaurou e manteve 261 hectares de floresta, utilizando a biodiversidade da região. 


Em 2019 o projeto foi surpreendido por uma pandemia, onde foi necessário adaptar as atividades sobretudo de educação ambiental. A atuação com as crianças e jovens necessitou que os programas presenciais fossem substituídos por atividades remotas, usando a tecnologia a nosso favor.

Com os pequenos utilizamos os mascotes do projeto, Antônio e Antônia, para introduzir o tema da conservação por meio da reintrodução da anta (Tapirus terrestris), realizada pelo Projeto Refauna com apoio do Projeto Guapiaçu. Por meio de atividades lúdicas, nossa equipe de educadores ambientais sensibilizou crianças de diversas idades para a proteção da fauna ameaçada, como nossos mascotes, que estavam extintos desde 1900 no estado do Rio de Janeiro. A visitação na trilha Grande Vida foi adaptada para uma versão em realidade aumentada com o Tour Virtual, conseguindo assim  extrapolar os limites municipais. As atividades com os monitores ambientais também foram adaptadas para que a capacitação fosse totalmente acessada por meio de plataforma on-line, e a complementação prática foi realizada com grupos pequenos, segundo as recomendações das autoridades sanitárias.  


Além das atividades de Educação Ambiental e reflorestamento, em parceria com o Projeto Refauna realizamos o apoio à reintrodução de mais quatro antas nas áreas do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e na Regua. 

Em outubro de 2022 teve inicio a quarta edição do projeto, que conta com as ações de restauração florestal, educação ambiental para todos os ciclos da educação básica, monitoramento de biodiversidade. Essa nova fase do projeto estará em vigor até 2025 e atingirá os municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Guapimirim e Maricá. 

20220830-1320-00185.jpg
WhatsApp Image 2022-09-16 at 19.23.42.jpeg
bottom of page