

PROJETO ANTOLOGIA
O Projeto ANTologia foi apresentado na seleção pública da Eletrobras no final de 2021, sendo selecionado e contratado por Furnas S.A. em dezembro de 2021. Nesse projeto, daremos continuidade à reintrodução de antas, em parceria com a ONG Refauna no Parque Estadual dos Três Picos e a Regua. Nos próximos meses serão reintroduzidas mais duas antas.
O programa de educação, comunicação e sensibilização da comunidade tem a função de informar aos moradores e produtores rurais do entorno sobre a reintrodução das antas, convidando-os para que sejam parceiros nessa iniciativa de estabelecer uma população viável da espécie. Nosso objetivo é criar vínculos entre o projeto de reintrodução e a comunidade do entorno e contribuir para evitar conflitos, atropelamentos e caça.
A novidade é que serão selecionados e capacitados 25 jovens estudantes da comunidade para o monitoramento da fauna. A capacitação deverá contemplar técnicas de observação de fauna, manipulação de armadilhas fotográficas, radio telemetria, identificação de rastros, entre outras atividades, e será ministrada pela equipe do projeto e consultores. Estes jovens serão multiplicadores das informações sobre a importância da reintrodução de fauna nativa em áreas de Mata Atlântica e sobre como conviver de forma harmônica com a fauna silvestre.
A equipe do projeto Antologia também desenvolverá atividades lúdicas e educativas nas escolas municipais de Cachoeiras de Macacu, com jogos, gibi e livro de atividades. Esse material também será disponibilizado em formato digital e divulgado nas redes sociais do Instituto de Ação Socioambiental (Instituto ASA).
Coordenação do projeto: joana.macedo@institutoasa.org
Contato para informações sobre as atividades nas escolas: nathalie.horta@institutoasa.org
Contato para informações sobre a capacitação e jovens e monitoramento das antas: mario.conceicao@institutoasa.org
